Friday, June 20, 2008

Crónica Jornada 1: AE vs Killers, por Lavagante

17/06/2008, CIF

Azuis Escuros: Simão; Fred, Montenegro, Lavagante; Mike, Vasco, MQP, Nuno XBES e Manolo

Golos: 1-0 Mike (pen), 2-0 Vasco

Disciplina: MQP (vermelho directo), Vasco.


Após um defeso conturbado, fértil em indefinições, eis que os Azuis Escuros se apresentaram no relvado do CIF com uma estrutura renovada: menos defensivos (fruto do lateral de lança, Fred) e com o pêndulo há muito desejado, Vasco (que, tal como Silas, retornou após uma época no Reino Unido da Grã Bretanha). O resto do plantel manteve-se igual.

Destaque para as importantes ausências de "maestro" Silva e "MIA"* Mourão.

O jogo começou equilibrado, com os Killers, uma formação muito bem organizada (palavras de quem sabe, a organização allstars), a tomarem a batuta do jogo sem nunca criar situações de perigo real para as redes de Simão. Excepção feita para uma bola que saltou por cima de Montenegro (exibição, à excepção deste lance, sem mácula, sempre seguro e irrepreensível) e proporcionou a um Killer um remate à malha. Pedro Simão já tinha saído da baliza, encontrando-se perto da bomba da BP do restelo.

Algumas jogadas soltas dos sempre voluntariosos MQP e Nuno Xbes (a pouca e ineficaz troca de bola continua a ser uma deficiência da equipa, pelo que se pede não só maior rapidez, como maior entrosamento) iam criando perigo ocasional; Manolo não fez a cabeça no treino e não fez o golo no jogo; Vasco mostrava clarividência; e eis que surgiu Mike, aguerrido, a dar o corpo ao alívio adversário, adiantando ligeiramente a bola e recebendo um pontapé forte, caindo de imediato: penalti exemplarmente cobrado pelo mesmo, canto superior direito, sem mácula. Teremos encontrado o nosso marcador de grandes penalidades?

Na jogada seguinte Mike aparece solto, no lado direito, entra na área e estatela-se no relvado, chorando de dor: árbitro dá sinal para o jogo seguir. Não gosta de birras.

E termina a 1ª parte, com sinal + para os azuis, que defenderam bem e tiveram ocasiões para dilatar a vantagem, sem que alguém ousasse falar em injustiça no marcador.

Começa a 2ª parte com 2 expulsões: MQP é barbaricamente agredido pelo defesa com quem se vinha a picar; gera-se um sururu: MQP é apupado, recebe puxões de cabelo, não se fica e responde; chegou-se a imaginar vias de facto entre MQP e um calmeirão de 2,30 metros, mas as luvas não foram calçadas e o resultado prático foi o resto da partida com ambas as equipas a jogar com 7.

Teoricamente, estas expulsões seriam benéficas para a equipa menos obesa, mais técnica e veloz, mas a ineficaz manutenção da posse de bola continuava a dar aos Killers o domínio nesse aspecto, encostando os azuis às cordas, que esperavam, furtivos, pelo contra-ataque que "mataria" o jogo.

Há que salientar a entreajuda defensiva ao longo dos 50 minutos: toda a equipa defendeu bem, o que deu aos adversários esporádicas tentativas reais de golo. Quando existiram, Simão esteve invariavelmente à altura dos acontecimentos.

De salientar uma intervenção belíssima, quase poética de Lavagante, a parar a bola de testículo, com a mesma a encaminhar-se para a baliza; com a pressão do adversário, o "barbichas" como muito gentilmente o MQP o apelidou, e com a dor de uma geração a protestar a bolada, Lavagante ainda chega à bola para a despachar para fora do relvado.
Na realidade, foi uma paragem de estômago e um alívio pouco ortodoxo, mas a epopeia de Ulisses também mais não foi do que um cruzeiro no mediterrâneo...

Nuno Xbes, que vinha a crescer na partida com alguns remates perigosos, a meio da 2ª parte cai na área, abatido por 2 defesas violentíssimos, tendo quase perdido uma perna: novo penalti.
Mike, frio na parte de fora da linha lateral, deixa que Vasco o tente converter, o que resulta num penalti à la Hierro, com a bola a embater com estrondo na trave, que a devolveu sem simpatia, para um adversário. Ocasião para sossegar os ânimos desperdiçada.

E foi já nos derradeiros minutos da etapa complementar, quando todos esperavam pelo apito do árbitro, que foi dada a estucada final, uma pequena vingança de vasco: contra ataque lançado na direita por Lavagante, que passa a Manullo. Este, quando a equipa tinha vantagem de 3 homens para 2, arrisca a finta e é feliz; centra, um defesa tem um alívio pobre para a entrada da área e quando Lavagante ia a largar uma canhota na direcção das redes, ouve um singelo "deixa", a que se seguiu uma entrada de rompante de Vasco, que fuzilou as redes num remate que beijou a anteriormente madrasta trave. 2-0, 3 pontos no saco, clean sheet exemplar, estreia sem mácula.

+'s
A entrega de toda a equipa, órfã de alguns elementos importantes, principalmente defensivamente. Jogos sem golos sofridos são para repetir.
Fred, ex-avançado, ex-médio, actual defesa esquerdo azul escurista. Um exemplo de entrega, um ser humano magnânimo.

-'s
Incapacidade de manter a posse de bola num campo espaçoso como o do CIF e com 14 jogadores em campo.
O não "fazer a cabeça" de Manullo no aquecimento. É responsabilidade de toda a equipa aquecer a nossa galinha dos ovos de ouro!


Próximo repórter: Mike


*MIA: missing in action

5 comments:

Mikesm23 said...

Genial

Gosto particularmente do parágrafo onde levas com a bola nos tomates.

Senti a tua dor amigo...

Cara d'Anjo said...

Aplaudo e vejo com muita satisfação o regresso de Vasco!!!
Boa Sorte para vomeces meus irmão azulinhos, sempre que for preciso e a minha agenda o permita já sabem que podem contar com a minha humilde perícia a defender e a minha inexistente eficácia atacante!!!
Tudo a fazer a cabeça de Manullo é o que peço!

silvinha said...

..

silvinha said...

Foi um teste a ver se me lembrava do meu user e pass.

Posse de bola colegas. Este ano ou aprendemos a gerir a bola quando estamos em vantagem ou iremos sofrer dissabores como na epoca passada.

Temos de jogar com mais cabeça e gerir melhor o jogo. Não podemos atacar sempre da mesma maneira durante todo o jogo.

Repito: cabeça...

Parabens pela vitoria, 4f la estarei

Anonymous said...

temos uma liga complicada, parecem ser os mesmos do ano passado os mais fortes, portanto concentraçao nesses jogos. vamos a subida!