Tuesday, January 08, 2008

Crónica Jornada #1 Liga B1 Azuis Escuros 2-1 Trabalhadores do Comércio

por Miguel Sousa Machado

6 de Janeiro de 2008, 23h em Pina Manique.

Azuis Escuros: Simão; Chico Montenegro, Cara d'Anjo, Martim; MQP, Xico, Mike, Manolo,Nuno,Fred.

Golos: 0-1 Manolo; 1-1 Mickey; 1-2 Auto-golo

Disciplina: Mantas!

Man-of-the-Match: Difícil de destacar. Toda a equipa!

Nova época, nova divisão, novos capitães. Uma vida nova para os Azuis Escuros que se viam agora a defrontar, na primeira jornada, os vencedores do campeonato transacto: os poderosos Trabalhadores do Comércio. Comandados pelo excelente Mickey, os campeões da liga C1, subiam ao relvado invictos no campeonato e eram considerados os grandes favoritos ao título. Mas do outro lado encontrava-se uma equipa altamente motivada, com contratações de grande valor e que sentia que podia ter algo a dizer nesta partida.

E assim foi. Um jogo muito táctico, principalmente no meio campo, onde rapidamente Mickey e Trinca se impuseram criando diversos desequilíbrios na defesa comandada por Cara D’Anjo, que agora conta com novo companheiro no centro da defesa: Chico Montenegro. A primeira parte não trouxe golos nem lances de grande perigo para as duas balizas. De referir que entre os postes Pedro Simão esteve imperial, transmitindo muita segurança à equipa. Para a frente XBES e Xico Silva iam criando dificuldades à defesa contrária que também contava com Manolo, um incómodo permanente para os defensores.

Seria a segunda parte do encontro que definiria o resultado final. Impulsionados pelo nulo verificado na primeira metade frente aos campeões, os Azuis entraram em campo com a crença de que poderiam contrariar o favoritismo dos Trabalhadores. Cinco minutos volvidos e numa jogada colectiva, XBES encontra Manolo em boa posição que em frente ao guarda redes dispara a contar. Estava feito o primeiro golo do encontro. Com os Azuis em vantagem, os TC partiram para o ataque e com alguma ajuda do árbitro conseguiram empatar a partida. O homem do apito esteve particularmente mal em 2 lances que podiam ter decidido o jogo. Em primeiro um fora de jogo que nem Stevie Wonder se atreveria a assinalar. Em mais uma boa abertura de Xara, Fred desmarca-se e quando partia com a bola controlada só com o guarda redes pela frente o lance é anulado. Tudo legal não fosse Fred encontrar-se, na altura do passe, dois metros atrás do penúltimo jogador. O mais incrível sucedeu 2 minutos depois em que o irrequieto avançado dos Trabalhadores foi, nas palavras do próprio, “rato” ao se atirar para o chão na grande área dos Azuis. De imediato o juiz da partida apontou para a marca da grande penalidade. Era um rude golpe nas aspirações da equipa azul. Apesar de Pedro Simão ter adivinhado o lance, a mestria de Mickey revelou-se demasiado difícil de travar. Estava feita a igualdade com apenas 10 minutos para jogar.

Mas são nestas alturas que os verdadeiros heróis vêm ao de cima. Numa demonstração de clara vontade de vencer, os Azuis Escuros partiram para o meio campo dos Trabalhadores e por lá ficaram. Foi através de um dos vários livres ganhos à entrada da área que a nossa equipa chegou ao golo da vitória. MQP, um verdadeiro pulmão do meio campo para frente, encarregou-se da marcação de um livre no lado direito. A forma como bateu a bola fez com que os adversários cometessem um erro e introduzissem involuntariamente a bola na própria baliza. Deste momento para a frente a solução passava por defender o resultado o que os Azuis fizeram irrepreensivelmente.

Uma grande vitória que apesar da qualidade azul escurina não deixa de ser surpreendente. Um sinal do que esta equipa pode fazer. O próximo jogo é já este domingo às 19h contra os campeões da taça Casablanca. O Nuno já disse que não podia ir. Na hora anterior o MQP tem jogo pela outra equipa dele, pelo que poderá já chegar ao jogo algo fatigado.

Os +

A tranquilidade e o à vontade com que os reforços entraram em campo. Uma grande mais valia!

Os -

Alguma atrapalhação no momento de defender, principalmente no sector intermédio. Um aspecto a melhorar.


Próximo repórter: Pedro Simão (possível sanção disciplinar em caso de incumprimento)

7 comments:

Anonymous said...

make me proud my boys, make me proud...

Anonymous said...

só queria dizer que estou disponivel para jogar a titular pelos AE nesta liga B, vou começar a aparecer equipado não se vá alguem lesionar!

Tiago Rebelo de Andrade said...

Lol, como sabem, a minha assinatura neste Blog não é Sonso, mas sim TiagoRebelodeAndrade, logo não fui eu que escrevi aquele ditado, mas de qualquer maneira estou preparado para jogar quando for necessário. Já conversei com os dirigenets e eles sabem quais as condições.
Gostaria de dar os parabéns pela excelente vitória! Mostrar que apesar de ser uma ausência de peso esta do nosso Capitão, foi bem colmatada, embora Lavagante seja Lavagante.
Saudar o regresso de Chico Silva tal como a sua vulnerabilidade de jogar a defesa!
E de dar os parabéns ao Manolo pela exibição e deixar a dica que me deixo a mim mesmo; corre e treina para regressares à melhor forma.

Tiago Rebelo de Andrade said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Finalmente deixei esta equipa. Estava farto!! Precisava de mudar de ares! Ainda por cima o Xara acha-se o melhor e o Manolo não passa a bola, acho que o deveríamos trocar pelo Doc.
Aqui nos states ao menos joga-se Futebol de verdade!

Anonymous said...

mas que grande crónica, tudo o que se passou no relvado esta dito, gostei particularmente do "+" é com estas citações que teremos uma grande Equipa, e que estaremos sempre no topo....

PS: mike esclarece-me, no ponto referente à disciplina o meu nome estar referido, afinal nao fiz penalty, o cabrao do trabalhador foi "rato" lol

Mikesm23 said...

Mantas,

Referi-te no campo da disciplina porque fiquei com a ideia de que foste amarelado nesse lance, mas posso estar enganado e nesse caso emendo. Aliás, se mais alguém levou amarelo que se acuse... Sei que não fizeste nada no lance, o gajo confessou o crime.