Sunday, September 23, 2007

Crónica Jornada #2 da Taça (AE 1-4 Holanda)

Por Nuno XBES

11/09/2007, CIF

Azuis Escuros: Miguel; Cara D’Anjo, Lavagante, Vaz Pinto; Mourão, Mike, Nuno Xbes, Fred; Manolo.

Golos: Mike, de grande penalidade.

Disciplina: nada, sim incrível nada, zero, nenhuma!!

Finalmente o mundo Allstars viu a grande equipa Azuis Escuros a espalhar magia (ou não!) no CIF. A jogar contra uma equipa de uma divisão superior e já com uma elevada rodagem neste campeonato (já leva 7 participações no Allstars), a tarefa dos AE não se avizinhava nada fácil, ainda para mais a juntar a forte tempestade que se fazia sentir nessa noite, que afastou a forte claque dos AE das bancadas. Desde logo a tarefa de levar de vencida a turma da Holanda tornou-se numa luta de David contra Golias.

Foi dado então o apito inicial (ainda que tenha sido discutido se foi o árbitro que apitou ou se foi o som da trovoada, vulgo trovão!). A equipa não entrou com a tranquilidade que o mister Lavagante “Bento” tanto apregoa e rapidamente se viu em desvantagem, fruto de uma desconcentração defensiva. Outra falha defensiva estúpida, fez com que os cor-de-laranja aumentassem o marcador.
Infelizmente a Muralha Cara D’Anjo não teve ao nível a que habituou os adeptos do Allstars, onde nos outros jogos dos AE provou ser um verdadeiro bombeiro apagando fogos em toda a defensiva da sua equipa, mas mesmo assim ainda se cotou como um dos melhores elementos dos AE neste jogo.

A esta altura ainda chovia ...

A perder por 2-0, os AE viram-se obrigados a correr atrás do prejuízo e a demonstrar muito coração. Assim, os AE que nem uns lobos portugueses ainda tentaram reagir, liderados por Mike “Uva” (quiçá o único jogador do meio-campo para a frente que mostrou algum valor este jogo), esse incansável extremo remou contra a maré e mostrou aos AE o coração que era preciso ter de forma a conseguir a recuperação. Com diversas iniciativas tanto individuais como colectivas foi mostrando a sua garra e fibra de campeão (vê-se logo que este atleta é um adepto fervoroso do Sporting) e num lance individual conseguiu ludibriar a defesa contrário e sacar um penalty, superiormente convertido pelo próprio (guarda-redes para um lado e bola para outro).

E continuava a chover ...

Pouco depois acaba a primeira parte, mostrando-se o árbitro pouco amigo dos AE, já que já estava a perceber que a máquina AE estava a começar a carburar e como adepto anónimo que é dos Holanda (sim porque eu bem vi que o apito dele era cor-de-laranja) deu por terminada a primeira metade de jogo, impedindo assim o ímpeto revolucionário desta grande equipa.

A chuva não parou nem no intervalo ...

A segunda parte chegou mas trouxe muito pouco futebol. Estes 25 minutos caracterizaram-se por muito pontapé para a frente por parte das duas equipas mas com claro prejuízo para a equipa dos AE já que devido à sua estatura diminuta nunca foi capaz de se impor nos lances aéreos Contudo há que realçar a vontade de Cara D’Anjo em inverter essas tendência nos lances aéreos e, demonstrando o Fernando Couto que há dentro de si (embora com grandes diferenças, nomeadamente na quantidade de cabelo), mostrou toda a sua virilidade confundindo cabeça com bola. O que, para prejuízo do fair-play, lhe valeu uma entrada mais quezilenta de um adversário que passou incrivelmente impugne pelo árbitro.

Nesta altura, ainda chovia ...

Entretanto os AE já sem cabeça para pensar o jogo, foram surpreendidos e sofreram dois golos de rajada (fora-de-jogo no terceiro?!), sendo que o quarto golo dos cor-de-laranja, mesmo não tendo sido de propósito foi um tributo ao futebol, um chapéu superiormente executado por um cabrão da outra equipa, diga-se sem quaisquer culpas para o guarda-redes.

A partir do 4º golo até ao final do jogo pouco há para contar,

enfim continuava a chover ...

e os AE desenharam dois bons contra-ataques, jogando no limite do fora de jogo mas que infelizmente não foram transformados em golo.
E assim acabou o jogo, sem mais nenhum lance digno de realce e com os AE a perderem 4-1.

E basicamente, teve o jogo todo a chover ...

Esperemos que os AE próximo jogo possam mostrar o seu verdadeiro futebol e assim recuperar a confiança dos seus inúmeros adeptos espalhados pelo mundo inteiro, dedicando-lhes a vitória.

+'s –Vou destacar outra vez Vaz Pinto, sem dúvida que foi um verdadeiro reforço. O que faz, faz bem e sem complicar. Espero que o mister Lavagante Bento já tenha feito a proposta de contrato para Vaz Pinto se tornar um jogador efectivo do plantel AE. Queria também dar um +’s ao Mike pelo seu inconformismo, a meu ver o jogador com mais iniciativa de jogo e vontade de ganhar dos AE. Ah, um + também para o árbitro, que não sendo um Collina, foi claramente o melhor árbitro que aanhamos no torneio e sem dúvida o menos arrogante.

-'s – Claramente o tempo, que raio de puta de tempo é este?! (peço desculpa mister Lavagante, sei que deve ser a primeira palavra feia neste fantástico blogue e sei que o máximo permitido é “estúpido” ou “canalha” no caso de estarmos a chamar nomes ao árbitro), mas trovoada no Verão??! Tenho mais dois “-‘s” a atribuir: um deles é aos golos estúpidos que sofremos, tanto de desconcentrações defensivas como de erros de palmatória em que gajos que nunca viram uma bola a jogar; o outro é ao pouquíssimo fio de jogo dos AE que poucas ou nenhumas jogadas construíram este jogo, muito pontapé para frente, muitas iniciativas individuais e muitos passes desnexos ou incrivelmente falhados.

Faço então a sugestão de agora nestes semanas combinarmos regularmente 1 jogo (ou até 2 jogos) amigáveis por semana, de forma a que os AE funcionem melhor como equipa e que o seu nome faça tremer as defesas contrárias.

PASSO A BOLA: Manolo (acho que já deu a volta, deve ser o único que ainda não fez a crónica)

2 comments:

Tiago Rebelo de Andrade said...

Claramente algo vai mal no reino Azulescurista. Será chuva será vento? Sol não será certamente. Mesmo que chova como o caralho, a verdade é que os AE atravessam uma péssima fase, que vai desde a mãe equipa de 11 à amadora dos Allstars.
Algo tem mesmo de mudar! Acho que o Nuno tem razão em fazer mais jogos como treinos! Se bem que não concordo em jogos-treino de Azuis Escuros a "bater no ceguinho", como foram alguns dos jogos antes do verão tipo AE vs "os amigos de Gordo" ou "os amigos de Sonso".
Acho que acima de tudo, quem não está em forma tem agora tempo para correr e fazer algum exercício sem desculpas do verão.
Espero que este negro cenário passe rapidamente....

silvinha said...

Nao desesperem que estou quase em ir em vosso auxilio.